Pelo quinto ano consecutivo, os belo-horizontinos vão usar o 13º salário para quitar dívidas. A afirmação é de um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG). Para 35% dos entrevistados, o dinheiro será usado para pagar contas atrasadas. Outros 23% vão usar o dinheiro para poupar.
Tem gente que vai usar o benefício para viajar. Esta opção subiu de oitavo lugar em 2020 para o quarto lugar em 2021, por causa do maior controle sobre a pandemia da covid-19.
Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) caiu 1,32% no mês de outubro, segunda queda consecutiva. Também houve baixa no Índice de Expectativa Econômica (IEE), apresentando queda de 9,79% em comparação com o valor do mês anterior. Segundo os pesquisadores, a taxa foi influenciada pela “piora na percepção dos consumidores sobre todos os itens, principalmente, sobre a situação econômica do país e o emprego”.
Por outro lado, o Índice de Expectativa Financeira (IEF), apresentou alta de 3,23% em comparação com o mês de setembro. O item de pretensão de compra apresentou a maior elevação.