fbpx

14% dos presos de Minas receberam a primeira dose da vacina contra Covid

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Considerada grupo prioritário no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a população carcerária de Minas Gerais alcançou menos de 20% da cobertura vacinal contra a Covid-19. Este dado se refere à primeira dose.

Se em todo o estado 35,6% das pessoas se vacinaram, nas penitenciárias este número cai para 14,5%. Dos 62.346 detentos do estado, 9.051 foram imunizados na primeira etapa.

Os números relativos à segunda dose são ainda menores. Até esta quarta-feira (7), 13% dos mineiros receberam a dose de reforço. Nas cadeias do estado, 76 pessoas tomaram a segunda dose, o que equivale a 0,12% da população carcerária.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 16 presos morreram de Covid-19 durante a pandemia. No momento, há 110 com a doença.

“Os detentos cumprem período de quarentena dentro das unidades, acompanhados pelas equipes de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfetadas. Há também um preso internado, do Presídio de Nova Serrana, para melhor acompanhamento do quadro de saúde’, disse a secretaria.

De acordo com levantamento do G1 publicado em maio, 6.394 presos tinham sido diagnosticados com Covid-19, o que corresponde a 10,3% dos detentos do estado.

A Sejusp disse que a vacinação é aplicada pelas prefeituras, por meio das secretarias municipais de saúde, e “as unidades do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) têm colaborado localmente para o avanço desse processo”.

Encontre uma reportagem