A data de descontos mais aguardada do ano já se aproxima. A Black Friday em 2021 está programada para o dia 26 de novembro e historicamente traz bons resultados nas vendas. Apenas em 2020, rendeu um faturamento de R﹩13 bilhões aos e-commerces brasileiros. No entanto, mais do que queimar estoques, é necessário estar preparado para atender as demandas dos consumidores e aproveitar a oportunidade de divulgar a marca, atrair novos públicos e fidelizar clientes.
De acordo com levantamento da Loja Integrada, plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, cerca de 62% dos pequenos e médios lojistas que atuam no comércio eletrônico estão otimistas para a Black Friday deste ano, enquanto apenas 4% se dizem pessimistas. Ainda de acordo com o levantamento, 36% dos lojistas virtuais usam a data como forma de oferecer descontos para seus clientes e fidelizar usuários com ações de marketing e promoções, sendo para muitos, a data mais importante do ano.
Para ajudar lojistas a aproveitarem ao máximo as semanas que faltam, CEOs de empresas focadas em varejo, e-commerce e marketplaces elencam cinco estratégias para qualquer negócio estar pronto para um dos períodos mais importantes do ano para o comércio. Confira:
1. Faça um planejamento
Mesmo a 30 dias da chegada da Black Friday, o planejamento deve ser levado em conta em qualquer estratégia de venda. Segundo Franklin Bravos, CEO da Signativa , startup que profissionaliza e-commerces, é válido definir os tipos de produtos ou serviços que serão comercializados, de acordo com o público alvo do negócio. “A campanha deve estar alinhada ao que o varejista oferece aos consumidores. É importante também se atentar a todas as etapas do planejamento, como segurança do site, entrega de produtos, atendimento personalizado e não se descuidar do pós-vendas”.
2. Prepare a equipe
Para Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces e consultor oficial do Mercado Livre no Brasil, outra forma de vender mais na Black Friday e de fidelizar clientes é preparando a equipe. “Os colaboradores precisam estar comunicados sobre as ações promocionais, além de entenderem todas as condições de pagamento e descontos para melhor informar os clientes do negócio”, afirma.
3. Ofereça opções variadas para o pagamento
Garantir segurança e opções de pagamento durante e após a Black Friday, sem dúvidas, é um dos requisitos importantes que os clientes avaliam antes de finalizar uma compra. “Varejistas virtuais podem apostar em alternativas inovadoras, como pagamento por link, que permite aceitar cartão à distância, além de também oferecer parcelamento”, sugere Bravos.
4. Reforce o estoque
Bravos alerta que, durante a Black Friday, os comerciantes devem estar preparados para repor o serviço ou produto comercializado. “É comum que a procura seja maior na data e ao longo da semana da Black Friday, portanto, o varejista deve estar preparado para suprir a demanda de acordo com as necessidades dos clientes”.
5. Invista no pós-venda
Depois de executado todo o planejamento, uma das estratégias para atrair e reter clientes é o contato no pós-venda. Segundo Alexandre Nogueira, é muito comum os consumidores solicitarem trocas e devoluções de produtos. “O lojista deve dar a essa etapa tanta atenção quanto dedica ao processo de venda, garantindo ao consumidor agilidade no atendimento. Dessa forma, poderá reter, fidelizar e encantar novos clientes”.
Encontre oportunidades de engajamento
Uma dica de ouro para as últimas semanas que antecedem a Black Friday é falar com seu público.”Tem estoque de um produto que vende muito? Divulgue nas redes! Fale que conseguirá entregar. Caso consiga atender somente alguns estados, deixe destacado na sua loja. O importante é manter seu cliente informado. Caso você tenha também lojas físicas, tente estreitar laços com as pessoas que alcançam as ruas e bairros do seu negócio gerando conteúdo que tenha a ver com eles. Eles poderão ser grandes aliados e público fiel da sua marca hoje e amanhã”, finaliza Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada.