fbpx

16 erros de decoração de espaços pequenos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Quando você mora em uma casa minúscula, é quase um quebra-cabeça organizar os móveis de modo que sejam funcionais, elegantes e bonitos. Maximizar o armazenamento, utilizar bem o espaço disponível e criatividade na hora de organizar são de extrema importância.

Se você tem espaços pequenos em casa, veja essa lista de 16 erros cometidos que você deve evitar!

1. Subestimar o poder da luz natural

–

A luz natural é a melhor amiga de um pequeno espaço. Maximize o seu colocando espelhos em paredes opostas de suas janelas para refletir e espalhar a luz. Opte por persianas tecidas ou cortinas transparentes para filtrar a luz do sol, em vez de bloqueá-la.

2. Fluxo visual interrompido

–© Sharyn Cairns/My Domaine/Reprodução –

​​Se sua casa tem vários cômodos adjacentes pequenos, conectar todos visualmente por meio de uma paleta de cores unificada, história de materiais ou estilo geral, vai fazer com que eles pareçam maiores. E isso ajudará todo o espaço a fluir perfeitamente.

3. Aceita que dói menos

–

Quanto mais cedo você aceitar que tem um espaço pequeno e começar a tratá-lo assim, mais rápido você poderá criar ambientes chiques. Se você não tem espaço para uma mesa de cabeceira, espremer uma no canto só vai fazer com que seu quarto pareça ainda menor.

4. Diga não a aglomeração

–

É importante estudar os pertences e ter certeza de que tudo é significativo ou funcional. Isso pode ser super comum nos armários ou no banheiro, onde os produtos tendem a se acumular. Veja aqui exemplos de como arrumar uma prateleira no seu banheiro!

5. Espaço vertical mal utilizado

–

​​Seja criativo quando se trata de áreas de armazenamento e locais para conseguir uns metrinhos úteis a mais. Incorporar estantes do chão ao tetoutilizar o espaço acima da moldura da janela e adicionar assentos embutidos, por exemplo, ajudam a maximizar a funcionalidade de uma sala.

6. Fazer só o arroz e feijão

–

A falta de metragem quadrada não significa que sua casa tenha que ser sem graça. Incorpore padrões em grande escala e detalhes em cores vivas para chamar a atenção do seu bloco. Papel de parede ousado em um esquema de cores que conecta os cômodos ou cortinas brilhantes penduradas perto do teto criam pontos focais para distrair os olhos da falta de espaço.

7. Escolher a cama do tamanho errado

–© Urban Outfitters/My Domaine/Reprodução –

Em uma sala do tamanho de uma caixa de sapatos, uma cama de dossel ocupa muito espaço precioso. Em vez disso, pense em uma escala menor. Por exemplo, uma cabeceira chama a atenção sem roubar o protagonismo da cama.

8. Deixar um lado da cama encostado na parede

Projeto por Brady Tolbert© Tessa Neustasd/My Domaine/Reprodução Projeto por Brady Tolbert

Mesmo que o espaço seja pequeno, é importante que as duas pessoas dormindo na cama possam sair dela facilmente.

9. Uso de móveis pequenos em excesso

–© Brady Tolbert/My Domaine/Reprodução –

Investir em peças marcantes como um sofá confortável em um tecido luxuoso ou uma cômoda clássica, que são peças mais robustas, pode ser um ótimo negócio para um cômodo pequeno. A chave de tudo é a proporção, tendo isso em mente, não tem como falhar!

10. Deixar bagunça

Projeto por Emily Henderson© Tessa Neustadt/My Domaine/Reprodução Projeto por Emily Henderson

Espaços menores ampliam qualquer coisa que não esteja no lugar certo, por isso não tem como fugir da arrumação. Além de serem visualmente mais atraentes, os ambientes organizados também melhoram o feng shui de uma casa.

11. Mau uso do espaço negativo

–© Design BHDM/My Domaine/Reprodução –

Se sua cozinha for pequena, por exemplo, em vez de usar espaço no balcão para tigelas decorativas ou bugigangas, utilize o espaço sob os armários aéreos para pendurar armazenar utensílios, de forma que suas gavetas e armários fiquem livres para esconder o que for menos bonito.

12. Usar cortinas pesadas

Projeto por Caire Thomas© Morgan Walker/My Domaine/Reprodução Projeto por Caire Thomas

Cortinas opacas pesadas reduzem um pequeno espaço, então opte por um material mais leve, ou cortinas com um padrão sutil – especialmente em espaços onde você deseja aproveitar a luz natural, como a sala de estar.

13. Fazer tudo branco

Projeto por Bria Hammel Interiors© Spacecrafting Photography/My Domaine/Reprodução Projeto por Bria Hammel Interiors

​​O negócio com a tinta branca é que nem todos os estilos de casa vão ficar bem com a sensação expansiva da cor. Alguns cantos escuros podem ser uma área de estar aconchegante, por exemplo, e em geral, cores escuras adicionam mais dimensão a um espaço.

14. Não pensar fora caixinha

–© Dekar Design/My Domaine/Reprodução –

Desafie-se a utilizar cada canto estranho ou recurso de design descolado a seu favor. Vai que você descobre um novo lugar para pôr um nicho?

15. Uso de tapetes pequenos

–© Dekar Design/My Domaine/Reprodução –

Parece ir contra a lógica, mas um tapete maior ajudará a abrir um espaço melhor do que um menor. Além disso, vários tapetes pequenos vão acabar dividindo um espaço que já é pequeno.

16. Ignorar os móveis multifuncionais

–© Fantastic Frank/My Domaine/Reprodução –

Em uma casa ou apartamento grandes eles já são ótimas pedidas, por que não pensar neles para espaços pequenos? Os móveis multifuncionais maximizam a metragem e a decoração e também podem funcionar como armazenamento.

Encontre uma reportagem