A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o decreto em vigor nº 6.768/2022, de 11 de abril de 2022, que flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados em Sete Lagoas, mantém a obrigatoriedade do uso no transporte coletivo, em estabelecimentos de saúde, tanto da rede pública quanto privada, para profissionais que manuseiam alimentos em restaurantes e similares, para pessoas sintomáticas ou que tenham testado positivo para Covid-19 e quem tenha contato com eles. Recomenda-se ainda que portadores de comorbidades também usem a proteção.
“Temos visto a cada dia, nas unidades de saúde, mais resistência dos usuários em utilizarem a máscara. Estamos com este tempo frio e vimos pessoas tossindo, espirrando e com coriza. O uso da máscara continua obrigatório nos serviços de saúde”, lembra a enfermeira Andrea Reis.
BOLETIM DESTA QUINTA
Sete Lagoas chega a 35.861 casos de Covid com a confirmação de 41 contaminações: 28 mulheres e 13 homens. São 181 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas e 17.445 que já tiveram esse acompanhamento concluído. Cento e dezessete pessoas estão em isolamento domiciliar e 35.061 casos já foram curados. Os testes negativos somam 63.857.
Não há óbitos registrados desde 9 de abril. São 679 óbitos por Covid, um paciente internado em UTI no Hospital Municipal e três em enfermaria, sendo um no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e dois no Municipal, todos de Sete Lagoas, além de um paciente em ala pediátrica do HNSG aguardando resultados de exames.
A taxa de ocupação de leitos UTI (SUS e particular) segue em 10%.