fbpx

187 detentos soltos durante pandemia em MG voltaram para prisão por novos crimes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Dos 8.340 detentos que foram soltos em razão da pandemia do novo coronavírus em Minas, 187 já voltaram para a cadeia porque cometeram novos crimes ou desrespeitaram as regras de soltura. É o que aponta um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 17 de março e 4 de maio. O número corresponde a 2,2% das pessoas que deixaram a prisão por causa da Covid-19. 

Segundo um especialista, vários critérios foram estabelecidos para a liberação dos detentos, o que pode diminuir a possibilidade de novos crimes. “Foi analisado o perfil carcerário do preso, se ele teve falta disciplinar, se cometeu crimes violentos ou não, se sua saída da cadeia pode afetar a sociedade”. 

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) não informou o motivo do retorno dos detentos para o sistema prisional. O órgão destacou que as decisões sobre possíveis liberações de presos neste período de pandemia são realizadas de forma pontual e criteriosa por cada juiz das Varas de Execuções Penais do Estado. “Ao Departamento Penitenciário, cabe apenas executar a decisão judicial”, ressaltou.

Encontre uma reportagem