quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contato

197 anos de história de Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Matozinhos está comemorando neste domingo, dia 23 de agosto, 197 anos que foi elevado à categoria de freguesia. No entanto, a emancipação política – que é quando passou a ser considerada cidade – aconteceu no dia 01 de janeiro de 1944.

Em 1823, Matozinhos foi elevado a Distrito após um decreto do Imperador, passando a pertencer a cidade mais próxima, que na época era Sabará. Depois pertenceu a Santa Luzia e, por último, a Pedro Leopoldo.

Após 20 anos, o local foi emancipado pelo então Govenador Benedito Valadares, tornando-se cidade.

Aniversários – A cidade e os munícipes, ao longo de sua história, escolheram comemorar o aniversário no dia 23 de agosto, já que no dia 01 de janeiro – data que seria a correta – é celebrado o Ano Novo.

Próximo desta data marcante, a cidade também apresenta suas tradicionais festas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus, que atrai milhares de Romeiros, e as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro e do Cruzeiro.

Curiosidades
– Em1920, antes mesmo de se tornar cidade, teve início a construção da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus (cartão postal);
– Em 1944, ano da emancipação política, não houve eleição, sendo nomeado Cândido da Fonseca Viana Sobrinho “Candoca” como primeiro Prefeito;
– Já em 1947 aconteceu a primeiro eleição e o vencedor foi o Coronel Custódio Alvarenga;
– O crescimento do município começou pelo bairro Estação, em decorrência da proximidade com a Estação Ferroviária;
– As primeiras fábricas foram: Usina de açúcar e a Fábrica de Tecidos em Peri-peri.
– Na época, a economia da cidade girava em torno da produção de milho, feijão, cal e cerâmica;
– Somente em 1958, 14 anos após a emancipação, é que chegou a luz da Cemig.

PARABÉNS A MATOZINHOS!

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.