1 – Limpe as lentes!
Devido a manipulação frequente dos nossos aparelhos celulares, acabamos por muitas vezes tocando nas lentes do celular com as mãos sujas.
Essa sujeira cria uma camada que cobre a lente e provoca distorções, falta de nitidez, efeitos estranhos na luz e muito mais.
Por isso, antes de qualquer foto com o celular, realize a limpeza das lentes do celular utilizando um tecido limpo e macio.
2 – Ative as linhas de guia na tela.
As linhas de guia que aparecem na tela podem ser ativadas nas configurações da câmera do seu celular, elas ajudam não somente a garantir que os objetos na sua foto estejam alinhados, mas também a saber onde posicionar elementos para maior impacto visual.
As interseções das linhas são conhecidas como pontos de ouro, e servem também para nos orientar sobre onde posicionar o que é assunto principal da nossa fotografia.
Se for um retrato, ou autorretrato, por exemplo, é recomendado posicionar os olhos acima da linha do terço superior. E para paisagens, a linha do horizonte deve estar sempre reta. Sendo que se o céu for a parte mais interessante da imagem, deverá ocupar dois terços da tela. E se a riqueza da paisagem estiver abaixo da linha do horizonte, então o céu deverá ser posicionado apenas no terço superior da imagem.
3 – Utilize o aplicativo de câmera nativo do celular.
Apps como Instagram, whatsapp, facebook, permitem a utilização da câmera do celular para tirar fotos para serem enviadas diretamente para o aplicativo.
Porém, todos esses apps realizam a compressão do arquivo para que o tamanho da imagem não seja tão grande e carregue mais rápido.
Essa compressão por muitas vezes faz com que a qualidade da imagem caia drasticamente, e é aplicada com maior intensidade quando a foto é feita direto nos apps.
Por isso, utilize o app de câmera nativo do celular, ou alguns outros apps que existem na biblioteca que entregam fotos com mais qualidade. Em sequência você poderá compartilhar nas redes sociais com uma compressão que “detona” menos os arquivos.
4 – Utilize o sol como sua fonte de luz.
Fontes de luz artificiais, como luzes de ambientes domésticos, geralmente estão mal posicionadas e tem um tamanho muito pequeno para funcionarem como uma boa luz para retratos por exemplo.
Pense na sua observação da natureza, em que horários você percebe que a luz fica mais bonita? Geralmente nos períodos de início do dia e fim de tarde, onde o sol está mais baixo no céu e todo o firmamento serve como um difusor para a luz que ele emite.
Essa difusão faz com que as sombras fiquem mais suaves e assim tudo fica mais bonito, de paisagens a retratos.
Se estiver dentro de casa, experimente chegar perto de uma janela (desde que o sol não esteja passando diretamente por ela) e utilizar a luminosidade dela para o seu retrato ou a fotografia que desejar fazer.
5 – Evite o tremor das mãos na hora de fotografar.
Segure o celular com firmeza, ou melhor ainda, deposite sobre uma superfície que tenha altura suficiente para que a posição do aparelho não crie distorções desfavoráveis na sua figura. Dessa forma o celular fica mais estável e as fotos ficam mais nítidas.
Uma outra opção são tripés para celular, que existem em opções que variam de 5 R$ ao infinito, a depender do quanto você está investido(a) em fotografar com seu celular.
Utilize o temporizador ou um controle remoto bluetooth para disparar a câmera. Isso irá te garantir também maior liberdade para fazer poses diferentes e não somente a típica, que é segurando o celular num ângulo um pouco superior ao do rosto.
6 – Explore as opções que o seu celular te oferece.
Leia o manual de instruções na parte da câmera ou mexa no seu aplicativo nativo até te conhecer todos os recursos que o app te oferece. Os aparelhos modernos contam com câmeras com amplitudes focais diferentes e cada uma provocará um “efeito” diferente no seu rosto ou na cena que estiver fotografando.
Alguns outros recursos que podem ser encontrados são:
Modo Macro: Permite a fotografia de objetos pequenos e de detalhes, através da maior aproximação do celular em relação ao assunto.
Modo Panorama: Permite a realização de fotos panorâmicas, que permitem incluir uma maior quantidade da paisagem ou da cena que deseja capturar na fotografia.
Modo Pro: Permite realizar algumas configurações mais avançadas na forma como a câmera do celular interpreta a cena.
7- Utilize apps para tratamento das fotos.
O tratamento das suas fotografias pode permitir ampliar mais ainda o impacto delas nas pessoas. Alguns apps como Lightroom Mobile, Vsco, Photoshop Express, Snapseed, permitem a utilização de alguns filtros gratuitos bem como a manipulação de parâmetros como Sombra, Exposição, Contrastes, Altas Luzes, Saturação das Cores, Nitidez, etc.
Vale a pena brincar bastante com esses apps para aprender bem a utilizar seus recursos e utilizar o bom senso para saber quando parar, o que também é muito importante.
Um erro muito cometido pelas pessoas é exagerar no tratamento, criando imagens nada realistas e estranhas aos nossos olhos.
Gostou? Agora pegue o seu celular e vamos praticar!