1 – Não cuidar da imagem pessoal online.
O primeiro erro que você pode estar cometendo é compartilhar nas suas redes sociais fotos, vídeos, textos que possam tornar negativa a impressão da sua audiência a seu respeito.
É comum vermos na internet pessoas que compartilham a todo momento o seu consumo de bebidas alcoólicas, o seu estilo de vida baladeiro, o seu corpo, a sua sensualidade, as suas opiniões políticas, religiosas, etc.
Aposto que você pensou em alguém que conhece, estou certo?
Acontece que isso pode ser uma grande razão pela qual a sua audiência se desconecta de você. O hábito de compartilhar esse tipo de coisa pode criar distanciamento entre você e seu público, pode fazer com que as pessoas tenham uma impressão negativa a seu respeito, de falta de profissionalismo, desleixo, vulgaridade, radicalismo. Características dispensáveis em um profissional que estamos buscando para realizar um serviço ou nos oferecer alguma solução.
Antes de compartilhar algo no seu perfil, vale ponderar se aquilo está alinhado com a forma como você gostaria de ser percebido pelos seus clientes e parceiros.
2 – Frequência baixa de postagens.
Outro grande erro cometido por pessoas na busca por uma ampliação no alcance de suas redes sociais é não postar com frequência.
Especialistas em redes sociais sugerem uma frequência mínima de 1 postagem no feed e 8 postagens nos stories por dia (para o instagram).
A ausência de postagens frequentes faz com que o algoritmo entregue o que você compartilha pra menos pessoas. Faz com que a sua audiência tenha a impressão de que você talvez nem esteja trabalhando, ou trabalhando pouco. E associam o pouco trabalho a baixa qualidade do trabalho ou falta de profissionalismo.
Por isso, se você busca ampliar o seu poder de comunicação e vendas online, planeje o seu cronograma de postagens, compartilhe conteúdo útil para o seu cliente, faça promoções e sorteios, faça lives e grave vídeos para o IGTV. Lembre-se daquela frase que diz que quem não é visto não é lembrado e compartilhe o seu trabalho para que seja visto.
Erro 3 – Se esconder
Outro grande erro é se esconder em sua rede social.
As pessoas gostam de se conectar com quem lhes oferece serviços ou soluções. Elas querem saber quem você é, como você é, qual o som da sua voz, quem é sua família, se você tem filhos ou não, etc. Coisas que tornem aquele endereço frio na internet uma pessoa que tem gostos, preferências, sonhos, amores…
A melhor forma de se conectar com o seu cliente é apresentar uma imagem genuína, mas curada, de quem se é.
Faça lives, grave vídeos para os stories e IGTV, poste fotos bonitas suas e da sua família. Dessa forma você tornará o seu atendimento e sua presença online mais personalizadas e humanizadas.
4 – Não socializar.
Se você quer aumentar o tamanho da sua audiência e o quanto eles interagem com você, você deve fazer o mesmo para eles.
Comente, curta, compartilhe as postagens dos seus clientes e seguidores. Separe um tempo na sua agenda para responder todas as mensagens que você receber.
Se você quer mais curtidas, curta mais o conteúdo dos seus seguidores. Se quer compartilhamento, compartilhe mais. Se quer mais seguidores, siga mais pessoas.
A receita é simples, se você somente fizer as suas postagens e não engajar no conteúdo dos outros, o seu engajamento também será fraco.
5 – Não ter um site.
O seu site funciona como a sua carta de vendas online. É nele que você vai se apresentar, contar um pouco da sua história, explicar o que você oferece e características deste produto ou serviço, apresentar suas qualificações e diferenciais.
Serve para diferenciar um profissional de um amador, atribui seriedade ao trabalho realizado.
Fora que o site te permite estar presente no google, a maior plataforma de buscas do mundo. Onde o seu cliente poderá te encontrar e adquirir os seus serviços ou produtos.
Não ter um site é ser um fantasma na internet.
Existem diversas plataformas que facilitam a criação de websites, como: WordPress, Alboom, Wix… Você não precisa saber programar para ter um site!
Evite solicitar agências para criarem o seu website, isso torna a manutenção e alimentação do conteúdo mais complexa e demorada. Fora que é muito mais caro fazer em agências do que em plataformas como as mencionadas. Que muitas vezes já oferecem vários serviços inclusos que de outra forma você teria que contratar individualmente.
6 – Atendimento Ruim
Poucas coisas são piores do que ser mal atendido por algum profissional. Nas redes sociais não é diferente. É necessário todo o cuidado para que a experiência das pessoas que entrarem em contato com você seja positiva.
Você deve ter atenção às mensagens enviadas no direct, deve responder os comentários nas suas publicações e deve buscar através dessas interações fazer um atendimento de qualidade para que o seu cliente se sinta bem em falar com você.
Uma sugestão é que as mensagens e pedidos de orçamento sejam respondidas por áudio, usando o nome da pessoa, ou melhor ainda, vídeo. São as formas mais fortes e eficientes de responder ao cliente. Assim ele vê quando puder e tem a oportunidade de conhecer um pouco a seu respeito através de como você se comunica.
7 – Perfil Pessoal vs Perfil Profissional
Se você tem dois perfis do instagram, um profissional e outro pessoal. Pare agora!
O melhor caminho é procurar unir vida pessoal e trabalho bem equilibrados e apresentados através de um único perfil.
Crescer a audiência, manter o fluxo de postagem, cuidar do posicionamento de um único perfil já é difícil o suficiente, imagina se você tiver que dividir a atenção?
Outro erro relacionado a isso é ter um perfil profissional aberto e um perfil pessoal privado. Isso cria receio nos clientes de que você na verdade esteja escondendo algo a seu respeito que não quer que eles vejam. Por isso, concentre os seus esforços em um único perfil, cuide da imagem que você apresenta lá e mantenha o fluxo de postagens.
8- Foto de perfil ruim.
De que adianta uma boa apresentação, um bom conteúdo, um bom fluxo de postagem, e todos os outros itens sobre os quais falamos hoje, se a sua imagem de perfil não for condizente? Não apresentar profissionalismo?
A maioria das nossas decisões de compra são instintivas e tomadas em segundos, por isso é importante causar uma boa primeira impressão, isso irá direcionar toda a interação que vier a seguir com o seu cliente.
Uma imagem de perfil de qualidade é capaz de apresentar qualidades como: experiência, profissionalismo, carisma. É capaz de criar no cliente o senso de autoridade, de mostrar a ele que você é uma pessoa acessível e motivá-lo a entrar em contato com você.
Muita gente pensa não ser capaz de moldar a forma como as pessoas as veem, pois isso é fruto de uma união muito grande de fatores. Mas sem dúvidas uma foto de perfil bem realizada realizará um papel muito importante nessa impressão que o cliente tem. Aliado as outras dicas aqui apresentadas, você tem em mãos a receita completa para criar uma presença online de qualidade, capaz de gerar negócios e clientes para você!
Lucas Araújo
Fotógrafo profissional – Contato: (31) 99692-1294