Minas Gerais confirma 27 casos de febre maculosa em 2025

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou 27 casos de febre maculosa em 2025. A doença, causada pela picada de carrapatos infectados, tem Belo Horizonte como o município com maior número de registros, com cinco confirmações, seguido por Itabira, que contabilizou quatro casos.

As duas únicas mortes registradas neste ano ocorreram em Caeté, na Região Metropolitana da capital. Os óbitos foram confirmados na última quinta-feira (18) após laudos emitidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A SES-MG destacou, no entanto, que as vítimas podem não ter contraído a doença no município. O dado refere-se ao local de residência, e a investigação epidemiológica para determinar o provável local de infecção segue sob responsabilidade das equipes municipais de Vigilância em Saúde.

De acordo com o levantamento, o número de casos da doença vem crescendo nos últimos anos. Em 2024 foram 95 registros confirmados, contra 90 em 2023 e 27 em 2022. Apesar do aumento de notificações, houve redução no número de mortes: quatro em 2024, contra 20 em 2023 e seis em 2022.

Foto: SES-MG / Divulgação

Encontre uma reportagem