Na madrugada desta quinta-feira (25), um grupo de 98 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana. Entre os repatriados, 83 são homens e 15 mulheres.
Este foi o 22º voo de deportados desde o início do novo governo Trump. Até agora, cerca de 1.900 brasileiros foram trazidos de volta, a maioria homens com idades entre 18 e 45 anos.
Entre os passageiros estava Wesley Vittor dos Santos, de 26 anos, auxiliar de serviços que viveu seis anos nos Estados Unidos em busca de trabalho. De volta ao país, ele afirmou estar aliviado: “Não, só felicidade. Nossa, vamos ver agora, é só viver um dia de cada vez.”
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), voos semanais devem passar a chegar em Confins, já que mais da metade dos deportados é natural de Minas Gerais. Antes, os desembarques eram concentrados em Fortaleza.
Até o momento, Minas Gerais é o estado que mais recebeu deportados, seguido por Rondônia, São Paulo, Espírito Santo e Goiás.
📸 Alice Brito/Itatiaia
Fonte: Itatiaia