O comércio mineiro se prepara para um Dia das Crianças promissor em 2025. De acordo com pesquisa da área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 70,9% das empresas do varejo em Minas Gerais são impactadas pela data, que une forte apelo emocional e relevância comercial.
A expectativa é positiva para 40,2% dos empresários, que acreditam em um desempenho superior ao registrado em 2024. “O principal motor dessa confiança é o otimismo dos próprios comerciantes, apontado por 74,3% deles como o fator-chave para impulsionar as vendas”, afirma a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins. Por outro lado, 9,3% dos entrevistados demonstram cautela, prevendo queda nas vendas devido à crise econômica e ao consumidor mais cuidadoso.
Estratégias do varejo
Para conquistar os clientes, os lojistas mineiros têm apostado em diferentes estratégias. O atendimento diferenciado aparece em primeiro lugar, citado por 42,2% das empresas, seguido por investimentos em propaganda (38,1%) e promoções ou liquidações (28,3%).
Produtos e consumo
Os brinquedos continuam sendo os itens mais procurados, segundo 23,5% dos entrevistados. Na sequência, aparecem roupas (16,2%), doces (9,0%) e calçados (8,2%).
A pesquisa também aponta que os consumidores tendem a deixar as compras para a última hora: 82,2% dos empresários acreditam que o pico de vendas ocorrerá na semana do Dia das Crianças.
Formas de pagamento
O cartão de crédito parcelado deve ser o meio de pagamento mais usado (43,5%), seguido pelo Pix (28,9%) e pelo cartão de crédito à vista (11,1%). O valor médio esperado para os presentes varia entre R$ 70 e R$ 200, segundo 51,1% dos empresários consultados.
📸 Foto: Divulgação/Fecomércio MG
Fonte: Fecomércio MG