Neste sábado (7), postos de combustíveis em todo o Brasil deverão passar a usar, nas placas que indicam preço, números com apenas duas casas decimais, ante os três que eram praticados até então.
A medida, apesar de ser obrigatória só a partir do fim de semana, é, já nesta sexta-feira (6), recomendada pela entidade representante da categoria em Minas Gerais, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Minaspetro).
A entidade ressalta que não comenta sobre preços no mercado e não faz levantamentos nesse sentido. Conforme o Minaspetro explicou, os empresários têm liberdade para definir se haverá arredondamento dos valores, para baixo ou para cima, ou não. O observado pelo sindicato patronal, contudo, é de que há tendência de queda dos valores.
O Minaspetro ressalta para donos de postos de gasolina que é obrigatório que o terceiro dígito após a vírgula no indicador de preços seja suprimido completamente. A entidade comentar que há instâncias em que empresários usam o “0” no lugar do dígito, o que ainda pode ocasionar multas.
Entretanto, nas bombas é possível usar o numeral para marcar a extinção do dígito. Isso ocorre devido à necessidade de que, em alguns locais, haja mudanças técnicas nos equipamentos para que a decisão seja cumprida.