Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais investiga morte de paciente por suspeita de febre maculosa em Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando a morte de um paciente de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por suspeita de febre maculosa. O óbito foi registrado no último sábado (27), em Belo Horizonte.

De acordo com a pasta, amostras de sangue foram coletadas e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável pela análise laboratorial que poderá confirmar ou descartar a doença. A investigação ocorre em meio ao aumento da preocupação com novos casos na Grande BH, especialmente após a confirmação de duas mortes em Caeté, onde a prefeitura decretou estado de emergência em saúde pública.

Em Pedro Leopoldo, município vizinho, a prefeitura confirmou recentemente o primeiro caso da doença neste ano. O paciente, um homem de 48 anos residente em área rural, apresentou quadro clínico compatível com febre maculosa, foi hospitalizado, recebeu tratamento e já se recuperou.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser letal se não tratada de forma rápida. Os sintomas iniciais incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo, semelhantes a picadas de inseto.

A SES-MG orienta que a população busque atendimento médico imediato ao apresentar sintomas compatíveis após contato com áreas de risco.

📸 Arte/g1 – Ciclo do carrapato

Fonte: g1 Minas / SES-MG

Encontre uma reportagem