Pedro Leopoldo, Matozinhos, Sete Lagoas, Capim Branco e diversos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte estão entre as 434 cidades de Minas Gerais em alerta de baixa umidade nesta quarta-feira (1º). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices podem variar entre 12% e 20%, níveis semelhantes aos registrados no deserto do Saara, que oscilam entre 14% e 20%.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera prejudiciais à saúde valores inferiores a 60% de umidade relativa do ar. Nessas condições, há risco de problemas respiratórios, desidratação, irritação nos olhos e aumento da ocorrência de incêndios.
O alerta, válido das 12h às 20h, abrange ainda cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Região Central, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Norte, Campo das Vertentes e Jequitinhonha.
As autoridades de saúde e a Defesa Civil recomendam medidas preventivas, como beber bastante líquido, evitar esforços físicos durante os períodos mais quentes do dia, reduzir a exposição ao sol e procurar atendimento médico em caso de sintomas mais graves. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: O Tempo