O prefeito de Matozinhos, Ítalo Borges, fez um pronunciamento nesta quinta-feira (2) para reforçar o alerta à população diante do surto de febre maculosa no município. A cidade já registrou duas mortes — um jovem de 17 anos e um homem de 56 anos — além de outros casos confirmados e suspeitos da doença.
Segundo o prefeito, os pacientes em tratamento receberam medicação específica buscada em Belo Horizonte e estão sendo acompanhados na UPA de Matozinhos.
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, hospedeiro natural presente em animais como capivaras, cavalos, bois, cães e gatos. Em Matozinhos, a região mais preocupante é o entorno do Ribeirão da Mata e bairros próximos, especialmente o Vista Alegre, onde foram confirmados os casos mais graves.
Entre as ações já realizadas pela Prefeitura estão a distribuição de repelentes no bairro Vista Alegre, a detetização de ruas e da escola local e o banho de animais com produtos contra carrapatos, em mutirão programado para esta sexta-feira (3), das 9h às 11h, na pracinha da Rua Brasília, no bairro Vista Alegre.
O prefeito reforçou que o trabalho de detetização será concentrado apenas nas áreas de risco para evitar desequilíbrios ambientais, como a morte de outros animais e o aparecimento de escorpiões e serpentes.
“É fundamental que pais e mães redobrem a atenção. Não deixem seus filhos frequentarem pastos ou brincarem próximos a cavalos e animais infestados. Qualquer sintoma como febre, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça deve ser imediatamente comunicado às unidades de saúde, que já estão preparadas para atendimento”, destacou Ítalo Borges.
Reprodução / Redes sociais
Fonte: Prefeitura de Matozinhos / Pronunciamento oficial do prefeito Ítalo Borges
#prosite
via IFTTT