Brasil tem 16 casos confirmados e 209 suspeitos de intoxicação por metanol

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasil contabiliza 16 casos confirmados e 209 suspeitos de intoxicação por metanol, resultantes da ingestão de bebidas alcoólicas, conforme anunciou o Ministério da Saúde neste domingo (5).

Dentre os casos confirmados, 14 ocorreram em São Paulo e dois no Paraná. O estado paulista lidera o número de notificações, com 178 casos ainda em investigação. Até o momento, 13 estados já relataram casos, incluindo São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Por outro lado, os casos registrados na Bahia e no Espírito Santo foram descartados.

O país já registrou duas mortes confirmadas devido à ingestão de metanol, ambas em São Paulo, e outras 13 mortes estão sob investigação. Dentre os casos em apuração, sete são em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um no Paraná e um no Ceará.

**Distribuição de Antídoto**

O Ministério da Saúde também informou que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, um antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Os estados que solicitaram reforço de estoque já receberam o componente, que faz parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas para cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

**Alerta sobre Intoxicação por Metanol**

De acordo com o Ministério da Saúde, a intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. Quando ingerido, o metanol é metabolizado em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar à morte. Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão (podendo resultar em cegueira) e mal-estar generalizado, como náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.

Caso identifique esses sintomas, é crucial buscar imediatamente os serviços de emergência médica e entrar em contato com instituições como o Disque-Intoxicação da Anvisa pelo número 0800 722 6001 ou com o CIATox da sua cidade para orientação especializada.

A demora no atendimento e na identificação da intoxicação pode aumentar a probabilidade de desfechos graves, incluindo a morte do paciente.

Fonte: BHAZ
Foto: BHAZ

Encontre uma reportagem