Uma mulher de 31 anos, residente em Caraguatatuba, perdeu R$ 104,5 mil ao se tornar vítima de um golpe conhecido como estelionato sentimental. As transferências, que somam 51, foram realizadas para Matheus Rodelo Monteiro Machado, seu ex-namorado, que foi preso na quarta-feira, 8 de outubro, em Santos.
Matheus, de 27 anos, e a vítima mantiveram um relacionamento amoroso por aproximadamente 10 meses. Em março, após o término do namoro, a mulher registrou um boletim de ocorrência contra ele, denunciando crimes de estelionato, ameaça e violência doméstica. A defesa de Matheus afirmou que a prisão é ilegal e desproporcional, prometendo provar sua inocência.
Durante o relacionamento, Matheus se apresentou como investidor e persuadiu a mulher a investir em criptomoedas e dólares, prometendo retornos financeiros acima do mercado e afirmando que esses investimentos ajudariam a estruturar um futuro juntos. No entanto, a mulher nunca recebeu o retorno prometido. Após o término do relacionamento, ela começou a cobrar a devolução do valor, mas Matheus alegou ser viciado em jogos. Em uma tentativa de recuperar o dinheiro, a mulher chegou a firmar um acordo de confissão de dívida com ele, que não foi cumprido.
De acordo com a Polícia Civil, Matheus utilizava um aplicativo online para monitorar a vítima. Em agosto, ele a ameaçou em uma troca de mensagens após ela cobrar o dinheiro: “Sabe qual o maior risco em colocar os pés no pescoço de um tigre? Você nunca mais pode tirar”, escreveu Matheus. Em resposta, a mulher afirmou que não conseguiria nada com as ameaças e que estava se esforçando para recuperar o dinheiro.
No dia 29 de setembro, o Ministério Público solicitou a prisão preventiva de Matheus, que foi denunciado 51 vezes pelo crime de estelionato e por ameaça. Três dias depois, a Justiça aceitou a denúncia e determinou a prisão, destacando que ele utilizava relacionamentos amorosos como meio para aplicar golpes em mulheres de diversas localidades, seguindo o mesmo modus operandi.
Matheus foi preso na noite de quarta-feira, 8 de outubro, na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida, em Santos, após 14 horas de trabalho de campo e inteligência policial. Durante a abordagem, foram apreendidos dois celulares, 11 cartões bancários, porções de fumo e medicamentos de uso psicológico. Além disso, um carro que estava com ele, mas que tinha documentos em nome de outra pessoa, também foi confiscado. O acusado se negou a assinar o mandado de prisão e foi encaminhado para a cadeia pública do 5º DP de Santos. A polícia orientou que mulheres que também tenham sido vítimas do suspeito registrem boletim de ocorrência.
Fonte: g1
Crédito da foto: Divulgação/Polícia Civil