A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (10) o retorno do financiamento de até 80% do valor dos imóveis no sistema de amortização SAC (Sistema de Amortização Constante), no qual as parcelas são maiores no início e diminuem ao longo do tempo com a redução dos juros.
O novo modelo faz parte de uma estratégia para ampliar o acesso da classe média à casa própria, dentro do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Desde novembro de 2024, a instituição havia limitado a cota de financiamento a 70%, devido à alta demanda e restrições de capacidade de crédito.
De acordo com a Caixa, a mudança foi possível graças à liberação total dos depósitos compulsórios da poupança e às novas regras de uso do FGTS e dos recursos da caderneta, que fortalecem a base de crédito imobiliário.
O banco, que responde por quase 70% dos financiamentos imobiliários do país, estima que a medida permitirá financiar cerca de 80 mil imóveis adicionais até o final de 2026, movimentando ao menos R$ 20 bilhões em novos contratos.
O objetivo é contornar os efeitos da alta da taxa Selic, da redução dos depósitos na poupança e do aumento da demanda por imóveis, fatores que vinham dificultando o acesso do brasileiro ao crédito habitacional.
📸 Foto: Alisson Gontijo / O Tempo
📄 Fonte: Folhapress