Após seis dias internada e entubada, uma mulher de 37 anos morreu na noite desta segunda-feira (13) em Patrocínio, no Alto Paranaíba. A vítima, natural de Patos de Minas, foi uma das pessoas intoxicadas após consumir acidentalmente a planta tóxica Nicotiana glauca, popularmente chamada de “falsa couve”.
O caso ocorreu na última quarta-feira (8), durante um almoço de confraternização em uma chácara da família, na zona rural do município. A mulher e outros três familiares passaram mal após ingerirem a planta, que é altamente venenosa e pode ser facilmente confundida com hortaliças comestíveis.
De acordo com informações da Santa Casa de Patrocínio, dois homens continuam internados. Um paciente de 60 anos permanece entubado, sedado e em ventilação mecânica, com os rins funcionando normalmente. Já o outro, de 64 anos, está consciente, respira sem dificuldade, mas ainda apresenta confusão mental.
O Corpo de Bombeiros confirmou que as vítimas sofreram intoxicação grave causada pela ingestão da Nicotiana glauca, também conhecida como “fumo bravo”, planta que contém substâncias alcaloides de alta toxicidade.
Foto: Itatiaia