Pesquisa revela que 9 em cada 10 brasileiros trocariam emprego para ter mais satisfação no trabalho

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma pesquisa realizada por uma plataforma de empregos indicou que 9 em cada 10 brasileiros estariam dispostos a trocar de emprego em busca de mais satisfação no trabalho. Em Araçatuba, no interior de São Paulo, há pelo menos dois exemplos de indivíduos que encontraram maneiras de garantir um rendimento financeiro, tornando suas atividades mais descontraídas e prazerosas.

O médico veterinário Fabi Alvarez compartilha que, desde pequeno, sentiu que deveria seguir uma missão maior, mesmo sem ter tido contato com animais de estimação na infância. A paixão que surgiu nessa época transformou-se em profissão anos depois. Fabi afirma que sempre desejou ser veterinário e, aos 12 anos, quando teve seu primeiro animal de estimação, começou a entender como cuidar dos bichos. Hoje, ele é proprietário de dois cães e dois gatos em casa, além de atender diversos pacientes de quatro patas em clínicas e domicílios. Para ele, a decoração de sua residência reflete suas ações como profissional e proporciona realização pessoal.

O médico veterinário enfatiza que, ao trabalhar com algo que ama, os desafios se tornam mais leves: “Se você gosta do que você faz, as coisas ruins ficam mais amenizadas, porque pelo menos você trabalhou com o que te traz prazer”, afirma, ressaltando a importância desse amor pela profissão, que é notado pelos tutores de seus pacientes, como a professora universitária Meire Cristina Sato, que destaca o carinho e a atenção que Fabi dedica aos animais.

Por outro lado, a arquiteta Sandra Paro sempre teve a vocação de dar forma e corpo às ideias. Inicialmente acostumada a trabalhar com construções lógicas, ela começou a transformar o que era abstrato em arte única, unindo sua paixão a uma fonte de renda. Sandra explica que seu ofício exige dedicação, disciplina e estudo, o que a faz adorar o que faz: “Eu adoro o meu estado de ser poético de viver e de exercer esse ofício totalmente, de acordo com o meu estado de espírito”.

A psicóloga Isabela Boteon complementa que a satisfação no trabalho impacta diretamente na realização pessoal e no humor do profissional. Segundo a psicóloga, amar seu trabalho está relacionado a alinhá-lo aos seus valores, princípios, objetivos e sonhos, permitindo a conciliação entre as diferentes esferas da vida.

Fonte: g1
Crédito da foto: TV TEM/Reprodução

Encontre uma reportagem