Casos de assédio em Minas Gerais já superam todo o ano de 2024, aponta Sejusp

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

As denúncias de assédio e importunação sexual em Minas Gerais registraram aumento em 2025 e já ultrapassam o total de casos de todo o ano anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o estado contabilizou 58 denúncias até o momento, contra 55 registradas ao longo de 2024.

De acordo com o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, o aumento não significa necessariamente que a violência cresceu, mas reflete uma maior confiança da população em denunciar. “Nem sempre o crescimento dos registros representa mais crimes. Muitas vezes, é o resultado de menos subnotificação. As campanhas, entrevistas e ações de conscientização têm mostrado às vítimas que elas podem procurar ajuda e confiar nas forças de segurança”, explicou.

Os principais canais de denúncia continuam sendo o 190, da Polícia Militar, e o Disque 181, serviço anônimo de denúncias do Governo de Minas. Naves destacou que crimes como assédio, violência sexual, violência doméstica e agressões contra crianças e adolescentes ainda são historicamente subnotificados, principalmente por vergonha, medo, dependência emocional ou financeira.

O superintendente reforçou que o Disque 181 funciona 24 horas por dia, é gratuito e mantém o anonimato do denunciante. Ao registrar a ocorrência, a pessoa recebe um protocolo e pode ligar novamente em até 90 dias para acompanhar o andamento do caso. Além de crimes sexuais, o canal também recebe informações sobre tráfico de drogas, foragidos da Justiça, incêndios criminosos e outras infrações.

📸 Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

📰 Fonte: Rádio Itatiaia – Reportagem de Alice Brito

Encontre uma reportagem