Um helicóptero que transportava duas pessoas caiu em São Roque, São Paulo, no último domingo, 26 de outubro. A aeronave, fabricada em 2025, possuía apenas 28 horas de voo, conforme informações fornecidas pelo piloto em entrevista à TV TEM, embora ele não tenha revelado sua identidade. Os dados sobre a fabricação são da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que também informou que a compra da aeronave ocorreu em julho deste ano. O piloto, que possui experiência, afirmou estar com toda a documentação de pilotagem regular.
O modelo do helicóptero envolvido no acidente é um Cabri G2, fabricado pela empresa francesa Guimbal, que começou suas operações em 2000. O Cabri G2, um helicóptero com motor convencional, tem capacidade para duas pessoas e uma carga máxima de decolagem de 700 quilos, além de autonomia para voar por 4,5 horas.
Imagens de uma câmera de segurança do pesqueiro onde ocorreu a queda mostram a mobilização de pessoas para resgatar as duas vítimas. O acidente aconteceu em um pesqueiro localizado no bairro Conceição, próximo à Estrada do Vinho, uma área turística popular na cidade. As duas pessoas a bordo eram irmãos e empresários da região de Jundiaí. Apenas o piloto sofreu ferimentos, com escoriações, enquanto o passageiro saiu ileso.
Nas gravações, é possível ver o momento do acidente e a rápida reação das pessoas que estavam nas proximidades. Um homem se lançou na água em direção ao local da queda, enquanto outras duas pessoas prepararam um barco para ajudar no resgate. Cerca de dois minutos após a queda, as vítimas foram levadas de volta à margem do lago.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram que as vítimas já haviam sido resgatadas com a ajuda de um barco. O local da queda fica a aproximadamente 300 metros de um heliponto, e a aeronave havia decolado de Jundiaí. Até o final do domingo, o helicóptero ainda não havia sido removido da água.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para dar início à investigação do acidente. O CENIPA garantiu que a conclusão da investigação será realizada o mais rapidamente possível, dependendo da complexidade do caso e da necessidade de identificar os fatores que contribuíram para o acidente. O relatório final será publicado no site do CENIPA, disponível para o público.
Crédito da foto: Felipe Augusto/Arquivo Pessoal. Fonte: g1.









 
								 
															 
								




 
																															



