Muitas pessoas tiveram de readequar drasticamente o orçamento familiar com a chegada da covid-19. A redução de salário, a suspensão de contrato e o auxílio emergencial fizeram e ainda fazem parte da realidade de muita gente. Se esse é o seu caso ou se você quer buscar uma fonte alternativa de receita, para complementar sua renda, esse texto é seu!
Antes de partir para as dicas, eu preciso dizer que renda extra não é um dinheiro que vem fácil. Como tudo na vida, a renda extra requer disponibilidade, dedicação e persistência. E quando eu falo persistência, não estou dizendo para insistir em algo que não dá certo e sim no comprometimento com o seu trabalho e objetivo.
Mas afinal, como posso fazer uma renda extra? Invista nas suas habilidades! Pense em uma atividade que goste e que pode trazer rendimentos. Se você gosta de cozinhar, por exemplo, que tal vender docinhos ou fazer salgados para festa? Se a escrita for sua praia, você pode investir na carreira freelancer e elaborar artigos, e-books e até textos para redes sociais.
Outra forma de renda que vem crescendo bastante, mesmo com a flexibilização da abertura de bares e restaurantes é o mercado de delivery. Utilize a moto ou a bike que tem em casa para fazer entregas no tempo livre. Tenha sempre a internet como sua aliada, monte sua lojinha online para vender objetos que não usa mais e de quebra ganhe uma grana.
Podemos perceber com algumas dessas dicas que, além de usar o seu conhecimento para aumentar sua renda, você também pode ampliar sua rede de contatos com as vendas. No início pode parecer pouco, mas pense nesse projeto a longo prazo e veja como pode ser vantajoso. Em alguns casos, esse “plano b” pode se tornar o “plano a” e é assim que grandes histórias e negócios são construídos.
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo