O dia 1º de novembro marca a celebração do Dia de Todos os Santos, uma data significativa para a Igreja Católica. Segundo o padre Kléber Silva, de Tremembé, São Paulo, a comemoração teve início em Roma, na Itália, no século IX. Ele explica que a Igreja celebra sua vocação à santidade, lembrando todos aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida. Embora a data seja sempre comemorada em 1º de novembro, a celebração é transferida para o domingo mais próximo, exceto quando o Dia de Finados cai nesse dia, como ocorre neste ano.
O padre destaca que a centralidade da fé cristã está voltada para o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Ao fazer memória de todos os santos e santas do calendário litúrgico, a Igreja recorda como essas pessoas procuraram acolher e viver os mistérios da vida de Cristo. O Santuário Nacional de Aparecida informa que a celebração originalmente ocorria em 13 de maio, mas foi transferida para 1º de novembro em 1475, pelo Papa Xisto IV. Com essa celebração, a Igreja lembra que todos os batizados são chamados a viver sua vocação à santidade, sendo testemunhas vivas do Cristo Ressuscitado.
O professor Felipe Aquino, da Canção Nova, explica que a escolha da data se deu logo após o dia 31 de outubro, quando os celtas ingleses, pagãos, celebravam as bruxas e os espíritos no Halloween. Ele ressalta que, neste dia, a Igreja militante honra a Igreja triunfante do Céu, celebrando todos os Santos em uma única solenidade. Aquino também menciona que a data é um momento de agradecimento aos santos, além de ser uma oportunidade para os fiéis se espelharem neles, refletindo sobre suas atitudes e buscando viver de acordo com os valores da religião.
Os santos, segundo Aquino, viveram todas as virtudes e são exemplos de como seguir Jesus Cristo. Ele cita a promessa de Deus de conceder a eterna bem-aventurança aos humildes, mansos, aflitos, sedentos de justiça, misericordiosos, puros de coração, pacíficos e perseguidos por causa da justiça, além de todos que enfrentam calúnias e humilhações.
Carlos Santos/g1
Fonte: g1


















