fbpx

PF abre inquérito para investigar morte de homem por asfixia em viatura da PRF

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a morte de um homem em Sergipe, após abordagem feita por policiais rodoviários federais na BR-101. Genivaldo de Jesus Santos, 25, faleceu ontem (25), no município de Umbaúba, localizado no sul do estado.

As imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. As suspeitas são de que a fumaça era um gás disparado pelos policiais, o que teria resultado na morte de Genivaldo por asfixia.

Segundo o Instituto Médico Legal de Sergipe, foi realizada a necrópsia, e o material coletado foi encaminhado ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) para elucidar a causa imediata da morte. Foi identificado de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Conforme o IML, a asfixia mecânica é quando ocorre alguma obstrução ao fluxo de ar entre o meio externo e os pulmões. “Essa obstrução pode se dar através de diversos fatores e nesse primeiro momento não foi possível estabelecer a causa imediata da asfixia, nem como ela ocorreu”, diz nota do instituto. Após a conclusão, os laudos irão para a PF.

Relembre o caso

Genivaldo foi imobilizado e colocado dentro do porta-malas de uma viatura da PRF, onde acabou inalando fumaça, e faleceu nessa quarta-feira (25). Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento.

É possível perceber, nas imagens, o homem – que tinha transtorno mental – sendo imobilizado pelos agentes. Logo depois, ele é colocado no porta-malas. Os policiais tentam fechá-lo no compartimento, mas ele se debate e fica com as pernas para o lado de fora. A pessoa que faz o vídeo fala em alguns momentos para os agentes: ‘vai matar o cara’. Contudo, os policiais ignoram até que o rapaz parece perder os sentidos e tem o corpo todo colocado dentro do porta-malas.

A morte de Genivaldo foi confirmada pela gerente do hospital da cidade, Cecília Bruneli. Por meio de nota, a PRF disse que lamenta o ocorrido e que um procedimento disciplinar foi aberto para averiguar a conduta dos policiais envolvidos na ação.

Com Agência Brasil 

O post PF abre inquérito para investigar morte de homem por asfixia em viatura da PRF apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem