Relatório da ONU alerta: desigualdade crescente torna o mundo mais vulnerável a pandemias

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um relatório divulgado pela ONU neste domingo (2 de novembro de 2025) aponta que os altos níveis de desigualdade econômica estão tornando o mundo mais exposto e despreparado para enfrentar novas pandemias. O estudo, encomendado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), foi conduzido por economistas e especialistas internacionais, entre eles o Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

Segundo o documento, a desigualdade agrava os efeitos das crises sanitárias, tornando-as mais letais, prolongadas e economicamente destrutivas. Além disso, as pandemias também alimentam as desigualdades, criando um “ciclo vicioso” que prejudica principalmente os países e populações mais pobres.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, cerca de 165 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza, enquanto a riqueza dos mais ricos aumentou em mais de 25%, destaca o relatório.

Os especialistas defendem que os governos invistam em proteção social, saúde pública e redução das desigualdades, para evitar que futuras emergências sanitárias tenham impacto devastador. O relatório também recomenda revisão das dívidas dos países em desenvolvimento e acesso mais equitativo a vacinas e tecnologias de saúde.

Joseph Stiglitz deve apresentar as conclusões do estudo aos líderes do G20, que se reunirão no fim de novembro, em Joanesburgo.

Crédito da foto: Freepik / Ilustrativa

Encontre uma reportagem