O prefeito Duílio de Castro sancionou uma lei que terá impacto altamente positivo no calendário de eventos com potencial turístico em Sete Lagoas. O Dia do Antigomobilista será celebrado todo dia 16 de junho e a conquista foi comemorada com uma ação na porta da Prefeitura na última sexta-feira, 27 de maio.
A lei, proposta por meio de projeto do vereador Roney do Aproximar, prestigia quem, de algum modo, preserva ou contribui para a preservação de veículos antigos e originais. Uma paixão que atrai admiradores e fomenta a economia. “Esta lei cria a possibilidade de fortalecer este setor que reúne muitos colecionadores. Eles preservam o passado permitindo uma análise sobre a evolução da indústria automobilística. Poderemos realizar eventos com muitos colecionadores, admiradores e, com isso, movimentar nossa economia”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Esta proposta foi aprovada na Câmara Municipal, em votação final, no dia 17 de maio e, imediatamente, sancionada pelo prefeito Duílio de Castro. A celeridade é uma prova de que a regulamentação deve trazer benefícios para Sete Lagoas brevemente. “Vamos parabenizar e valorizar os antigomobilistas. Teremos eventos turísticos para movimentar e trazer renda para a cidade. Parabéns ao prefeito Duílio de Castro pela sanção do projeto e aos amantes dos carros antigos pela conquista”, disse Roney do Aproximar.
Quem tem um veículo antigo confessa que a chamada “ferrugem no sangue” passa de pai para filho. Um hobby de gerações que mantém forte a identidade da indústria automobilística. “Meu pai gostava muito de carros e minha paixão nasceu dessa relação. Hoje tenho uma grande satisfação e alegria por ter dois veículos antigos. Boa parte da população de Sete Lagoas gosta desses carros, já que qualquer evento atrai um grande público”, avalia o antigomobilista Carlos Teixeira de Souza.
ANTIGOMOBILISTA
Antigomobilista é aquela pessoa que preserva ou contribui para a preservação dos veículos de modelos antigos e originais, segundo os critérios da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e a Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA). A data escolhida é uma homenagem à criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), órgão que estabeleceu as normas para a fabricação de automotores integralmente brasileiros, pelo presidente Juscelino Kubitschek, no Decreto 39.412, de 16 de junho de 1956.