O pedágio da BR-040 teve um aumento de 45% em sua tarifa, após um mês da vigência do contrato da nova concessionária, a Elovias. O novo valor começou a ser cobrado na terça-feira, dia 4, enquanto o contrato de concessão foi assinado em 2 de outubro. A elevação da tarifa foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para veículos de passeio, a tarifa passou de R$ 14,50 para R$ 21. Motoristas que utilizam o sistema de pagamento eletrônico, conhecido como Tag, e usuários frequentes têm direito a desconto na tarifa.
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos sobre o novo valor. A procuradora Luciana Fernandes Portal Lima Gadelha levantou questões como o cálculo utilizado para definir a tarifa, a escolha do mês de referência para o reajuste, a data de início da cobrança do novo valor, que deveria ter sido na quinta-feira, dia 6, e o desconto para motoristas frequentes. Além disso, a procuradora pediu que a Elovias divulgasse amplamente essas informações em seu site.
A nova tarifa também gerou críticas do prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, e do deputado federal Hugo Leal, que acionaram o Tribunal de Contas da União em busca da suspensão do aumento. Na representação, eles destacam que o contrato de concessão do trecho da rodovia entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora foi assinado em 2 de outubro e que o aumento seria aplicado antes mesmo da operação plena da nova empresa.
Em resposta, a Elovias afirmou que o novo valor do pedágio está previsto em contrato e foi aprovado pela ANTT. A concessionária assegurou que a tarifa foi estabelecida no menor valor possível dentro das novas regras, ressaltando que o pedágio seria ainda mais caro caso outras empresas que participaram do edital tivessem vencido a disputa. Por sua vez, a ANTT declarou que o cálculo do reajuste da tarifa seguiu critérios técnicos e que obras já estão em andamento em vários pontos da rodovia.
A Elovias é responsável por concluir as obras da nova subida da Serra de Petrópolis, que estão paradas desde 2016, com um prazo de finalização de até seis anos a partir da assinatura do contrato de concessão, ou seja, até outubro de 2030. O investimento previsto na concessão é de R$ 8 bilhões, que inclui a duplicação da subida da Serra de Petrópolis. Entre as melhorias destacadas no edital publicado em janeiro estão: 114,3 km de duplicações marginais, 11,7 km de ciclovias, 32 pontos de ônibus, três túneis, 12 passarelas, uma área de escape, cinco Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), além de pontos de parada e descanso para motoristas profissionais.
Fonte: g1
Crédito da foto: Reprodução/TV Globo



















