Chegou a hora do Enem: veja dicas, documentos, locais de prova e transporte gratuito

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá neste domingo, 9 de novembro.

As provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h. A prova começará às 13h30, com a aplicação no primeiro dia finalizando às 19h e no segundo dia às 18h30. No dia 9, os candidatos enfrentarão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação. Já no dia 16, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. Os candidatos só poderão deixar o local de aplicação com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Os participantes podem consultar seu local de prova por meio do cartão de confirmação de inscrição. Neste documento, também constam informações sobre o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e solicitações de atendimento especializado. Para acessar o cartão de confirmação, é necessário entrar na página do participante usando o login gov.br (CPF e senha).

Entre os itens que os candidatos devem levar para a prova estão um documento oficial com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação, uma caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta, seu cartão de confirmação de inscrição, lanche e água em garrafa transparente. Vale ressaltar que o lanche pode ser revistado pelo fiscal de sala e que é recomendado chegar com roupas e calçados confortáveis, já que o exame tem duração de cinco horas e meia.

O psiquiatra Bruno Reis compartilhou dicas sobre como manter a calma durante a prova. Ele ressaltou que é comum que os jovens enfrentem apreensão e ansiedade. Em momentos de estresse, o organismo reage aumentando a produção de neurotransmissores, o que pode levar a dificuldades em se concentrar. A orientação é respirar fundo para ajudar a regular o estresse e manter o cérebro ativo durante a prova. Bruno também aconselhou que os vestibulandos se organizem com antecedência para não esquecer lanche e documentos.

Foto: Alexsander Ferraz/AT. Fonte: g1.

Encontre uma reportagem