É obrigatório levar o cartão de confirmação do Enem?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado a partir deste domingo, dia 9 de novembro. Para os candidatos, é importante entender quais documentos são aceitos no exame. Embora não seja obrigatório levar o cartão de confirmação da inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda sua apresentação, pois nele estão as informações sobre o local de prova, o idioma escolhido (inglês ou espanhol) e possíveis atendimentos especiais. Durante a prova, o cartão deve ser guardado.

Para a realização do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação válido, seja físico ou digital, que contenha foto. Algumas versões digitais, como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e o RG digital, são aceitas, mas o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, sendo que capturas de tela não são válidas. Além disso, o uso de celulares é proibido após a entrada na sala de aula. É obrigatório também levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que deve ser utilizada tanto para rascunho quanto para preencher o gabarito. O ideal é levar mais de uma unidade para evitar possíveis falhas.

Os candidatos podem levar lanche, água e bebidas não alcoólicas para consumir durante a prova, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos, como quipá e véu, bem como materiais de acessibilidade, como máquinas de escrever em braile e lupas, são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais. O uso de máscara facial para proteção é também autorizado.

Embora outros itens possam ser levados para a sala de prova, eles devem ser mantidos embaixo da carteira ou dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores, devidamente lacrado e identificado. O candidato pode ainda levar a Declaração de Comparecimento impressa, caso necessite justificar sua presença no exame, que também deverá ser guardada durante a prova.

É importante ressaltar que qualquer eletrônico deve estar desligado. Se um aparelho emitir sons, o participante será eliminado do Enem. O edital do Enem não proíbe a entrada com bolsas ou mochilas, mas uma vez na sala de aplicação, a mochila deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada. Todos os itens que forem utilizados durante a prova, como documentos, canetas, água e lanche, devem estar fora da bolsa.

No que diz respeito aos alimentos, é recomendado levar opções leves que garantam energia, como barrinhas de cereal, castanhas, chocolates, biscoitos simples ou sanduíches naturais. Deve-se evitar comidas gordurosas e com cheiros fortes, para não atrapalhar a concentração dos candidatos.

Por outro lado, alguns itens são proibidos e devem ser armazenados em envelope porta-objetos ou embaixo da carteira, incluindo óculos escuros, bonés, canetas de material não transparente, lápis, livros, dispositivos eletrônicos e qualquer outro material que não seja permitido para a realização da prova. Armas não são permitidas, mesmo que o candidato possua autorização para porte.

O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. No primeiro domingo, os candidatos responderão a 45 questões de linguagens e a redação, enquanto no segundo domingo, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. O horário de aplicação segue o fuso de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início das provas às 13h30, com término previsto para as 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo. O candidato poderá deixar o local de aplicação com o Caderno de Questões apenas nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Fonte: g1. Crédito da foto: Marcelo Brandt/g1.

Encontre uma reportagem