O primeiro turno da eleição para o governo de Minas Gerais está marcado para 2 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificaram nos últimos meses.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Alexandre Kalil (PSD) — Foto: TV Globo
Alexandre Kalil (PSD) disputa o governo de Minas Gerais pela primeira vez. Ele foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016. Ele obteve 52,98% dos votos e derrotou o candidato João Leite no segundo turno. Em 2020, Kalil foi reeleito no primeiro turno, com 63,36% dos votos.
Kalil se retirou da prefeitura em março. Ele conquistou o apoio do ex-presidente Lula na corrida pela Cidade Administrativa.
Carlos Viana (PL) — Foto: Divulgação/Site Oficial
O senador Carlos Viana (PL) também disputa o governo do estado pela primeira vez. Ele foi eleito pelo PHS em 2018 e exerce seu primeiro mandato no Senado. Ele é jornalista e tem 59 anos.
Ele aproveitou a janela partidária deste ano para se filiar ao partido do presidente Jair Bolsonaro, em busca de apoio nas eleições de Minas Gerais.
Lorene Figueiredo (Psol)
Lorene Figueiredo (Psol) — Foto: Divulgação
A professora Lorene Figueiredo é pré-candidata ao governo de Minas Gerais pelo Psol. Ela é presidente municipal do partido em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Formada em história, possui especialização nas áreas de Educação e Políticas Públicas. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, lecionada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Marcus Pestana (PSDB) — Foto: Alexandre Fonseca/G1
O economista, ex-deputado federal e ex-presidente do PSDB de Minas Gerais Marcus Pestana disputa o governo do estado pelo partido tucano.
Ele também foi coordenador da comissão de prévias do PSDB. Pestana anunciou sua pré-candidatura no início do mês de maio.
Miguel Correa (PDT) — Foto: Divulgação
O ex-deputado federal Miguel Correa disputa o governo de Minas Gerais pelo PDT. Ele fez sua carreira política no PT, mas mudou de partido para entrar na corrida pela Cidade Administrativa.
Ele chegou a ser secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no governo de Fernando Pimentel (PT).
Renata Regina (PCB) — Foto: Divulgação
Renata Regina é pré-candidata ao governo do estado pelo PCB. Ela é fotógrafa, jornalista e doula.
Renata Regina também é militante feminista e disputa o cargo pela primeira vez.
Romeu Zema (Novo) — Foto: Reprodução/TV Globo
O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é pré-candidato à reeleição. O empresário disputou o pleito pela primeira vem em 2018 quandovenceu com 71,80% dos votos válidos.
Romeu Zema nasceu em Araxá, no Triângulo Mineiro, tem 54 anos, é divorciado e pai de dois filhos. Ele é empresário e formado em Administração de Empresas. Começou a trabalhar aos 11 anos. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.
Vanessa Portugal (PSTU)
Vanessa Portugal (PSTU) — Foto: Divulgação
Vanessa Portugal é pré-candidata ao governo do estado pelo PSTU. Ela é professora, militante e sindicalista.
Já disputou eleições para vários cargos no executivo e também no legislativo. Nas últimas eleições, Vanessa foi candidata ao Senado.
Fonte: Globo Minas.