A Meta, dona do Instagram, Facebook e Threads, anunciou mudanças em sua política de privacidade, que entrarão em vigor em 16 de dezembro de 2025. A partir dessa data, conversas e interações de usuários com a inteligência artificial da empresa poderão ser utilizadas para direcionar anúncios, sugerir publicações e aprimorar o treinamento dos modelos de IA.
Segundo a companhia, as informações públicas de usuários — como fotos, comentários e postagens — também serão incluídas no processo de treinamento de seus sistemas de inteligência artificial, incluindo dados do aplicativo Threads.
A atualização amplia uma prática iniciada em 2024, quando a Meta passou a usar publicações públicas do Instagram e do Facebook para desenvolver suas ferramentas de IA. À época, a medida foi questionada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), que criticou a falta de transparência. Após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) intervir, o uso dos dados foi liberado sob novas regras de comunicação com os usuários.
Como impedir o uso dos seus dados
A Meta informou que os usuários podem impedir o uso de suas informações públicas para o treinamento da IA.
Para isso, basta acessar o formulário oficial da Meta, inserir o e-mail vinculado à conta e solicitar a exclusão de seus dados dos sistemas de inteligência artificial. A empresa enviará um e-mail de confirmação após o pedido ser processado.
Usuários que já haviam feito essa solicitação anteriormente não precisam repetir o processo.
A Meta reforça que o objetivo é “melhorar a experiência dos usuários com conteúdo e anúncios mais relevantes”. No entanto, especialistas em privacidade alertam para a necessidade de maior transparência e controle sobre o uso de informações pessoais em sistemas automatizados.
📄 Fonte: g1 Tecnologia / Meta Platforms Inc.
📸 Imagem: AP Photo / Richard Drew



















