Iluminação da Praça da Liberdade será acesa na próxima segunda-feira, marcando o início do Natal da Mineiridade em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Praça da Liberdade, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, se transformará em um grande palco de luz a partir da próxima segunda-feira (17/11), às 18h30. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), que marcou o lançamento oficial do Natal da Mineiridade 2025.

Neste ano, a iluminação natalina chega 12 dias mais cedo que no ano passado, quando foi inaugurada em 29 de novembro. O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Com o tema “A Liberdade e as Artes”, a programação contará com projeções mapeadas, drones, lasers e 170 esculturas do artesão Zé do Arame, além da chegada do Papai Noel em um “trenó voador” de drones.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigues Reis, destacou que a iluminação se estenderá desde o início da Avenida João Pinheiro até o Palácio das Artes, com a Alameda Revoada dos Pássaros Iluminados como uma das atrações centrais.

A Praça da Liberdade também receberá um presépio iluminado, com a imagem da Sagrada Família refletida sobre as águas da fonte, e o Palácio da Liberdade será transformado na Casa do Papai Noel, com ambientes que remetem ao lar e à memória afetiva.

O coreto da praça terá apresentações diárias de corais e músicos mineiros, incluindo a tradicional Vesperata de Diamantina na noite de abertura. As atividades seguem até o Dia de Reis, em 6 de janeiro de 2026.

Além das atrações culturais, o Natal da Mineiridade também contará com a Vila Mineiridade, na Praça José Mendes Júnior, onde 30 expositores oferecerão delícias da culinária mineira e afro-brasileira, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

📅 Inauguração: Segunda-feira, 17 de novembro, às 18h30

📍 Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte

📅 Encerramento: 6 de janeiro de 2026

📸 Foto: Fred Magno / O TEMPO

📰 Fonte: *O TEMPO

Encontre uma reportagem