Pesquisa de intenção de votos para as eleições presidenciais de outubro indicam estabilidade do cenário e dificuldades tanto para o ex-presidente Lula (PT) quanto para o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), subirem seus patamares de votos. As informações são do levantamento semanal realizado pelo Ipespe, divulgado nesta sexta-feira (3).
Lula lidera e está com 45% das intenções de voto, variando dentro da margem de erro da pesquisa (3,2%, para mais ou para menos) desde setembro de 2021. Bolsonaro vem em segundo, com 34%, o mesmo percentual alcançado no último levantamento do Ipespe, feito em maio. As intenções de voto no atual presidente variam dentro da margem de erro desde a desistência do ex-juiz Sérgio Moro (UB), em abril.
Moro tinha 9% das intenções de voto quando desistiu da disputa em abril. E parte dos votos do ex-juiz migraram para Bolsonaro, que acumulou uma leve melhora nos meses seguintes, passando de 26% para 31%. Mas, desde então, oscila com altos e baixos dentro da margem de erro.
A pesquisa mostrou que a ausência do ex-governador paulista, João Doria (PSDB), não interferiu no cenário e nem beneficiou Simone Tebet (MDB), candidata de terceira via que deve receber o apoio do PSDB.
De acordo com o levantamento, o ex-governador cearense, Ciro Gomes (PDT), continua em terceiro e passou de 8% na leitura anterior para 9% agora.
Ciro é seguido pela senadora Simone Tebet, que manteve os 3%. O deputado federal André Janones (Avante), Vera (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) estão com 1% cada. 7% dos eleitores ouvidos disseram que não escolheriam qualquer candidato.