fbpx

Brigada da Defesa Civil combate incêndio florestal em Matozinhos; assista!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira (06), um incêndio criminoso consumiu uma área de vegetação em uma região de mata situada no Conjunto Vitalino Fonseca, em Matozinhos. O fogo foi controlado pela equipe da Brigada Florestal da Defesa Civil de Matozinhos.

De acordo com uma moradora, Alessandra Duarte, o terreno é muito grande e não há limpeza. “O dono não limpa e a prefeitura não multa. O mato cresce e as pessoas não tem o que fazer, acabam colocando fogo”, explicou.

No entanto, a ação prejudica a própria comunidade que passa a respirar a fumaça causada pelo ato. “Atrapalha muito. Temos pessoas com bronquite, crianças e idosos no bairro. Todos somos prejudicados”, completou.

A Brigada Florestal da Defesa Civil, que renovou recentemente as técnicas para este serviço, realizou o combate. Os profissionais usaram um caminhão pipa da prefeitura para evitar que as chamas se aproximassem os imóveis. No entanto, boa parte da vegetação já havia sido destruída.

SOBRE OS INCÊNDIOS FLORESTAIS

O incêndio florestal é crime ambiental previsto no artigo 41 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, grande parte dos incêndios florestais, em torno de 95 a 98% ocorrem de causa humana.

Encontre uma reportagem