O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) indicou nesta sexta-feira (21) que não pretende disputar o governo de Minas Gerais em 2026. Após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar afirmou que não recebeu nenhum pedido para entrar na corrida estadual e que deve tentar a reeleição para a Câmara.
Nikolas disse que sua decisão leva em conta a necessidade de maior estrutura para enfrentar a disputa e a preservação de sua imagem política. Ele afirmou ainda que o cenário nacional está indefinido, especialmente com a possível prisão de Bolsonaro, o que afeta as articulações da direita para 2026.
O deputado evitou descartar totalmente uma futura candidatura, mas reforçou que o momento não é considerado ideal.
Enquanto isso, dentro do PL cresce a resistência a uma possível aliança com o PSD, que pretende lançar o vice-governador Mateus Simões ao Palácio Tiradentes. Deputados federais e estaduais do PL acusam o governo Zema e Simões de tentarem uma aproximação “oportunista” com as forças de segurança e com quadros influentes do PL.
Parte da bancada defende o nome do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) para a disputa, caso Nikolas permaneça fora da corrida.
Mesmo com o clima tenso, a direção estadual do PL afirmou que as conversas com o PSD continuam, mas que qualquer decisão só será tomada após a definição do nome que substituirá Bolsonaro como liderança nacional da direita.
Crédito da matéria: O TEMPO
Crédito da foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados


















