Pedro Leopoldo, Matozinhos, Sete Lagoas e cidades da região estão entre as 788 cidades de MG sob alerta de tempestade e granizo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades em 788 municípios de Minas Gerais — o equivalente a 92% do estado — válido entre esta sexta-feira (28) e a manhã de sábado (29). Municípios do Vetor Norte, como Pedro Leopoldo, Matozinhos, Lagoa Santa, Confins e Sete Lagoas, estão na lista, assim como Belo Horizonte e outras cidades da Região Metropolitana.

Segundo o Inmet, há previsão de chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar de 40 a 60 km/h. Também existe a possibilidade de queda isolada de granizo. A combinação de calor e alta umidade mantém o estado em condições favoráveis para a formação de tempestades severas.

Ainda que o risco de danos graves seja considerado baixo, o órgão alerta para possíveis cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e danos em plantações. A recomendação é evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar perto de placas metálicas e estruturas que possam cair, evitar o uso de aparelhos ligados na tomada durante tempestades e não trafegar por ruas alagadas. Moradores de áreas com risco de enxurrada ou escorregamento devem redobrar a atenção. Situações de perigo devem ser comunicadas à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

A lista completa inclui praticamente todas as regiões de Minas, alcançando cidades do Triângulo, Centro-Oeste, Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Zona da Mata, Sul de Minas, Alto Paranaíba e Grande BH.

Créditos:

Reportagem original de José Vítor Camilo / O TEMPO

Foto: Fernanda Carvalho / O TEMPO

Encontre uma reportagem