As inscrições para o concurso público de policial penal em Minas Gerais foram abertas nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). O processo seletivo, destinado a candidatos com escolaridade de nível médio, oferece 1.178 vagas, sendo 907 para homens e 271 para mulheres, além de reserva para pessoas com deficiência. O cargo possui regime estatutário, jornada semanal de 40 horas e remuneração bruta inicial de R$ 5.332,64.
As candidaturas devem ser feitas exclusivamente pelo site da banca organizadora até 22 de dezembro, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 48,90. Pedidos de isenção podem ser solicitados entre os dias 2 e 4 de dezembro. A primeira etapa do concurso, composta por prova objetiva e redação, está marcada para 25 de janeiro de 2026, com aplicação em 18 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares. O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte.
O processo seletivo contará ainda com avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física, investigação social e curso de formação técnico-profissional, que ocorrerá em Belo Horizonte ou na região metropolitana. Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo, idade mínima de 18 anos na data da posse, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, não possuir antecedentes incompatíveis com a função e apresentar histórico escolar.
Entre as atribuições do policial penal estão a garantia da ordem e da segurança nas unidades prisionais, a escolta e custódia de presos, a vigilância de guaritas e muralhas, o cumprimento de alvarás de soltura e ordens judiciais, além da realização de revistas em celas e em visitantes. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, e os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade prisional do estado, conforme necessidade da administração.
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG
Texto original: g1 Minas















