‘Nova CNH’ entra em vigor, mas biometria ainda não é aplicada em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Apesar de já estarem oficialmente em vigor em todo o país, as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ainda não estão sendo plenamente aplicadas em Minas Gerais. Candidatos relatam dificuldades para dar continuidade ao processo devido à ausência do cadastramento biométrico nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), etapa que passou a ser obrigatória.

Em unidades como a UAI de Venda Nova, em Belo Horizonte, pessoas com horário agendado têm sido informadas de que os servidores ainda não receberam orientações operacionais para realizar o procedimento dentro do novo modelo. Com isso, candidatos retornam para casa sem conseguir avançar no processo, mesmo após concluírem etapas iniciais, como o curso teórico online.

O governo de Minas informou que iniciou estudos técnicos para adaptar seus sistemas às novas normas federais, destacando que as mudanças exigem ajustes complexos, incluindo integração com o Registro Nacional de Condutores. Segundo a administração estadual, ainda não há um cronograma definido, mas as alterações serão comunicadas assim que houver avanço.

Já o governo federal afirma que a nova regulamentação está em vigor desde a publicação no Diário Oficial da União e que os Detrans receberam orientações técnicas. A Secretaria Nacional de Trânsito reforça que cabe aos estados adequar seus sistemas e garantir a execução das etapas obrigatórias, assegurando transparência aos candidatos.

Crédito da foto: Governo de Minas / Divulgação

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem