O verão no Brasil tem início oficial neste domingo (21), às 12h03, e já chega trazendo um cenário de temperaturas acima da média em grande parte do país. A previsão é do Climatempo, que aponta calor intenso, possibilidade de ondas de calor e risco de temporais fortes, com potencial para alagamentos e enchentes ao longo da estação.
Ainda nesta semana de Natal, os termômetros devem subir nos estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O calor também tende a se intensificar no Sul e no interior do Nordeste, com máximas próximas dos 35 °C, enquanto no Norte as temperaturas devem ficar em torno dos 32 °C.
Dois fenômenos climáticos principais influenciam o padrão do verão 2025/2026. Um deles é a La Niña, caracterizada pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial. Esse fenômeno favorece o aumento das chuvas no Norte e Nordeste e períodos mais secos no Sul do país. A La Niña deve persistir até meados de janeiro.
Outro fator determinante é a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que atua como um bloqueio atmosférico, afastando frentes frias e mantendo uma massa de ar quente e seca sobre parte do território brasileiro. Esse bloqueio será responsável, principalmente, pelo calor mais intenso esperado na primeira semana do verão, incluindo o período do Natal.
O verão segue até o dia 21 de março de 2026, às 11h45, e deve ser marcado por contrastes entre calor persistente e episódios de chuva intensa em diversas regiões do país.
Fonte: O Tempo
Crédito da foto: Divulgação
















