Um fenômeno atmosférico conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis será responsável pelo aumento significativo das temperaturas em diversas regiões do Brasil durante o Natal. A atuação desse sistema provoca um bloqueio atmosférico, que dificulta a chegada de frentes frias e favorece a permanência de ar quente e seco sobre grande parte do país.
Com isso, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo podem registrar temperaturas elevadas, com máximas próximas de 38 °C e 35 °C, respectivamente, no dia 25 de dezembro. O calor intenso também atinge estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Apesar das altas temperaturas, a situação não caracteriza uma onda de calor, já que não deve se manter por tempo suficiente para atingir os critérios internacionais. A tendência é de mudança no tempo a partir do fim de semana, com possibilidade de chuvas em áreas do Sudeste.
Em regiões próximas à borda do sistema atmosférico, como partes do Nordeste, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva, enquanto o centro do bloqueio mantém o tempo firme, quente e com pouca nebulosidade.
Fonte: g1
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

















