A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro para correção de hérnia inguinal bilateral foi concluída sem intercorrências no início da tarde desta quinta-feira (25/12). A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que acompanhou o procedimento no Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo Michelle, a cirurgia foi finalizada com sucesso. O procedimento teve início às 9h30 e foi concluído por volta das 13h, dentro do tempo estimado pela equipe médica. Bolsonaro encontra-se em recuperação no pós-operatório imediato, aguardando o efeito total da anestesia cessar.
De acordo com laudo apresentado ao Supremo Tribunal Federal, a previsão é de que o ex-presidente permaneça internado entre cinco e sete dias para acompanhamento clínico. A autorização para a cirurgia foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, após perícia da Polícia Federal atestar a necessidade do procedimento, embora sem caráter emergencial.
Durante a internação, Bolsonaro permanece sob escolta, com restrições de visitas e proibição do uso de celular ou outros dispositivos eletrônicos. Além de Michelle, os filhos do ex-presidente estão autorizados a visitá-lo, conforme as normas hospitalares.
Em laudo médico, o cirurgião Cláudio Birolini indicou cerca de uma semana de internação para analgesia, prevenção de eventos trombóticos e sessões de fisioterapia. A PF também apontou como urgente apenas o bloqueio do nervo frênico, indicado para conter crises recorrentes de soluços que poderiam agravar o quadro herniário.
Fonte: O Tempo
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

















