A falta de água tem afetado moradores de pelo menos seis cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte nos últimos dias. Segundo a Copasa, os principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento da região operam com níveis abaixo de 50% da capacidade.
O Sistema Paraopeba, um dos principais responsáveis pelo fornecimento de água para a Grande BH, registra o menor índice médio para um mês de dezembro nos últimos seis anos, operando atualmente com cerca de 46,6% da capacidade total. O sistema atende, junto com o Rio das Velhas, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.
Em Contagem, moradores protestaram para cobrar a normalização do abastecimento. Em vários bairros, famílias relatam dificuldades para realizar tarefas básicas e, em alguns casos, precisaram recorrer a caminhões-pipa. A Copasa informou que realizou manutenção emergencial em regiões de Contagem e Esmeraldas e que o abastecimento deve ser normalizado gradativamente.
A companhia explica que o volume de chuvas em dezembro ficou abaixo da média histórica nas áreas dos reservatórios, o que contribuiu para os baixos níveis mesmo em um período tradicionalmente chuvoso.
Fonte da matéria: g1 Minas
Fonte da foto: TV Globo
















