Uma idosa de 90 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne enquanto almoçava em casa, na tarde desta quinta-feira (1º), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso mobilizou vizinhos e equipes de emergência, mas a vítima não resistiu.
De acordo com informações apuradas, a idosa fazia a refeição quando começou a apresentar sinais de engasgamento, como tosse intensa e dificuldade para respirar. Pessoas que estavam no local tentaram prestar socorro imediato, realizando manobras de desengasgo e acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que repassou orientações por telefone.
Apesar das tentativas de ajuda, a vítima perdeu a consciência ainda dentro da residência. A equipe do Samu chegou ao endereço e realizou procedimentos de reanimação, mas o óbito foi constatado no local.
Ainda conforme o registro, a idosa morava sozinha, era considerada lúcida e ativa, embora tivesse dificuldade de audição. Não houve indícios de violência ou de outras causas externas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal para os procedimentos de praxe.
Casos de engasgamento são considerados emergências médicas. Especialistas orientam que, diante de sinais como tosse persistente, dificuldade para respirar ou perda de consciência, o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente pelo telefone 192, enquanto se tenta prestar auxílio conforme as orientações recebidas.
Fonte da matéria: g1 Minas
Crédito da foto: Kid Junior/SVM















