Após “saidinha” de Natal, 150 presos do CV não voltam à prisão no RJ

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Após o término da saída temporária de Natal, 259 detentos ainda não retornaram às unidades prisionais no estado do Rio de Janeiro. Os dados são da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, que informou que, entre os foragidos, 150 possuem vínculo com o Comando Vermelho, uma das principais facções criminosas do estado.

Ao todo, 1.868 presos receberam o benefício da saída temporária no fim de ano. O prazo oficial para retorno às cadeias terminou na última terça-feira, mas parte dos detentos descumpriu a determinação judicial. Entre os que não voltaram, cinco são considerados de alta periculosidade, sendo quatro ligados ao Comando Vermelho e um ao Terceiro Comando Puro.

Em abril de 2024, uma nova lei sancionada pelo presidente da República estabeleceu regras mais rígidas para a concessão das saídas temporárias, permitindo o benefício apenas para atividades educacionais. No entanto, presos condenados por crimes que não estavam incluídos nas restrições anteriores à mudança na legislação continuaram tendo direito à saidinha, o que explica parte dos casos registrados neste fim de ano.

As autoridades seguem monitorando os casos e adotando medidas para localizar os detentos que não retornaram ao sistema prisional.

Fonte: UOL.

Encontre uma reportagem