O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), estatal responsável pela administração de ativos do governo federal. A decisão foi aprovada pelo conselho de administração da empresa no dia 24 de dezembro e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12).
De acordo com o ato, a permanência de Pimentel no comando da Emgea ocorreu por indicação do Ministério da Fazenda. O Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coele) da estatal deliberou de forma favorável, atestando o cumprimento dos requisitos e a inexistência de vedações legais para a recondução.
Com a decisão, Pimentel poderá permanecer no cargo até 8 de abril de 2027. Ele ocupa a presidência da Emgea desde 2023, primeiro ano do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações oficiais, a remuneração bruta do cargo é de R$ 53.233,74.
Fernando Pimentel governou Minas Gerais entre 2015 e 2018. Em 2018, tentou a reeleição, mas terminou a disputa em terceiro lugar, vencida por Romeu Zema (Novo). Antes disso, foi prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Fonte: g1 Minas
Crédito da foto: Reprodução/TV Globo
















