Dois brasileiros que constavam na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foram presos pela Polícia Federal na noite desta quarta-feira (14), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Eles chegaram ao Brasil em um voo com deportados vindos dos Estados Unidos.
De acordo com a Polícia Federal, um dos presos é natural de Minas Gerais, tem 33 anos e foi condenado em 2020 por porte ilegal de arma de fogo pela Vara Criminal de Governador Valadares, no Leste do estado. O outro homem, de 45 anos, é do estado de Rondônia e possui condenação de 68 anos e 9 meses de prisão por crimes de estupro de vulnerável.
Após o desembarque, os dois passaram por exames de corpo de delito e, em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Segundo a delegada Fátima Bassalo, chefe do Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Minas Gerais, a prisão foi possível graças à cooperação entre os países integrantes da Interpol. Ao todo, a organização reúne 196 nações que compartilham informações sobre foragidos internacionais.
“Existe uma comunicação interna entre os países, o que permite que as autoridades brasileiras saibam previamente quando um foragido vai desembarcar em um voo de deportados. Assim que ele pisa em território nacional, o mandado de prisão expedido pela Justiça brasileira é cumprido”, explicou a delegada.
Ainda conforme a Polícia Federal, ao longo de 2025, 14 foragidos foram extraditados de diferentes países. Outros 34 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos, sendo que 28 deles eram foragidos da Justiça mineira e acabaram presos ao chegar ao Brasil.
Crédito da matéria: g1 Minas – Rafael Nasta e Fernando Zuba
Crédito da foto: Polícia Federal de Minas Gerais
















