RMBH: Belo Horizonte e região devem enfrentar queda brusca de temperatura e chuva intensa nesta terça-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Região Metropolitana de Belo Horizonte deve enfrentar uma mudança significativa no tempo ao longo desta terça-feira (20). Em Belo Horizonte, a previsão indica céu predominantemente nublado, com possibilidade de chuvas intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento, conforme alerta da Defesa Civil.

As temperaturas devem variar entre mínima em torno de 17,6 °C na região Oeste da capital e máxima de aproximadamente 22 °C, com a umidade relativa do ar próxima de 80%. O volume de chuva previsto para a semana é elevado: entre os dias 19 e 23 de janeiro, o acumulado pode chegar a 200 ou até 300 milímetros em pontos da RMBH. Os maiores volumes são esperados para os dias 20, 21 e 22, quando pode chover mais de 60 mm em apenas 24 horas.

A Defesa Civil alerta que parte das precipitações deve ocorrer em pancadas fortes, o que aumenta o risco de alagamentos localizados e outros transtornos urbanos. O cenário está associado a um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que favorece chuvas persistentes, além de descargas elétricas e ventos que podem atingir cerca de 50 km/h. A média histórica de chuva para janeiro em BH é de 330,9 mm.

Em entrevista ao BHAZ, a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou que a combinação entre uma frente fria e um canal de umidade cria uma extensa faixa de nebulosidade, favorecendo chuvas contínuas. Segundo ela, a ZCAS já havia influenciado o tempo na primeira semana do ano na capital mineira e agora volta a impactar BH e a RMBH.

Durante o período chuvoso, a recomendação é redobrar a atenção, evitando áreas sujeitas a alagamentos, córregos e encostas, além de não se abrigar sob árvores durante tempestades. Em caso de cabos elétricos rompidos ou sinais de risco estrutural, a orientação é acionar imediatamente os órgãos responsáveis.

A previsão para os próximos dias em Belo Horizonte aponta continuidade do tempo instável, com mínimas entre 15 °C e 17 °C e máximas que não devem ultrapassar os 20 °C até sexta-feira (23), mantendo a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas na capital e em municípios da RMBH.

Fonte do texto: BHAZ

Foto: crédito não informado no texto original

Encontre uma reportagem