Minas Gerais registrou, em 2025, uma média de sete assassinatos por dia. Ao longo do ano, 2.663 pessoas foram vítimas de crimes violentos intencionais, como feminicídio, homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e foram consolidados até 18 de janeiro.
Apesar do número elevado, o estado apresentou queda de 12,46% em relação a 2024, seguindo uma tendência nacional de redução das mortes violentas pelo quinto ano consecutivo. Mesmo assim, Minas ocupa a quinta posição no ranking nacional de assassinatos.
Entre os municípios com maior número de ocorrências estão Belo Horizonte, Betim e Contagem. Somente a capital mineira contabilizou 318 assassinatos em 2025, seguida por Betim (110) e Contagem (104). Outras cidades com altos registros foram Governador Valadares, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Araguari, Santa Luzia, Divinópolis e Juiz de Fora.
Especialistas apontam que a redução dos índices está relacionada a mudanças nas dinâmicas do crime organizado, com menos disputas territoriais entre facções, além de políticas públicas de segurança adotadas em períodos próximos a eleições.
Fonte: g1 Minas
Crédito da foto: Daniel Ramalho / AFP / Arquivo



















